Tatuagem na gravidez pode?

Fazer uma tatuagem é pecado?
23 de fevereiro de 2020
Pin-up tattoo: a tatuagem feminina e sua força
8 de março de 2020
Exibir tudo

Tatuagem na gravidez pode?

A gravidez é um momento especial na vida de muitas mulheres. Nessa época, muitas coisas divertidas que fazemos têm de ficar de lado por conta do desenvolvimento do bebê.

Nesse quesito, fazer tatuagem pode acarretar algum problema? Holly Cummings, MPH, professora assistente de obstetrícia clínica e ginecologia da Penn Medicine, diz que o mais seguro é esperar o fim da gravidez para tal procedimento.

Quais riscos de fazer uma tatuagem na gravidez?

De acordo com Holly, “Algumas tintas de tatuagem contêm metais pesados, como chumbo, mercúrio e arsênico”, diz ela. “O maior risco potencial seria durante o primeiro trimestre, quando o feto está se desenvolvendo mais rapidamente e formando seus órgãos”.

Já a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, mãe de Pedro, a tatuagem durante a gravidez pode fazer mal tanto para a mãe quanto para o bebê. “Todos os órgãos do nosso corpo passam por algum tipo de mudança, sem contar as mudanças emocionais, por causa do turbilhão hormonal”.

O bebê também pode ter atrasos em seu desenvolvimento, o que pode comprometer sua saúde mental e física quando nascer. Isso se dá pelo fato da dor provocada pelo processo da perfuração da pele durante a sessão da tatuagem.

Além disso, mesmo que não houvesse problemas para o bebê, durante a gravidez a mulher fica com o corpo inchado, e após o parto ele tende a ficar flácido. Então, o desenho na tatuagem pode ficar diferente quando o corpo voltar ao normal.

É importante ressaltar que a tinta na pele libera substâncias químicas que vão para a corrente sanguínea. Em um corpo já formado como o nosso isso não causa mal algum, mas no corpo de um feto em desenvolvimento isso pode gerar má formações.

Quando é o melhor momento para se fazer uma tatuagem?

O ideal para se fazer uma tatuagem nova é esperar passar o período da amamentação, quando o bebê em desenvolvimento já não mais necessita de substâncias geradas pelo seu corpo. Betty Greenman, consultora internacional em lactação certificada pelo conselho, explica que, embora as moléculas de tinta sejam muito grandes para penetrar no leite materno, ela ainda não recomenda que as mães se tatuem durante a amamentação. O processo da tatuagem envolve ferir o corpo, e isso pode causar algum tipo de infecção.

Fontes:
https://www.womenshealthmag.com/health/a26951083/can-you-get-a-tattoo-while-pregnant/
https://www.todaysparent.com/pregnancy/being-pregnant/can-you-get-a-tattoo-while-pregnant/
https://paisefilhos.uol.com.br/gravidez/tatuagem-na-gravidez-pode-ou-nao-pode/
https://www.trocandofraldas.com.br/gravida-pode-fazer-tatuagem/

Jean Rocha
Jean Rocha
Designer, desenvolvedor web e cara do marketing, 24 anos, Cajamar - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Estamos disponíveis no WhatsApp