Irezumi: as tatuagens da Yakuza, a máfia japonesa

Quais partes do corpo doem mais para fazer tatuagem?
2 de fevereiro de 2020
A história da tatuagem
17 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Irezumi: as tatuagens da Yakuza, a máfia japonesa

As tatuagens da Yakuza são uma fonte de fascínio para muitos amantes de tatuagens. O alto nível de sigilo em torno das tatuagens, combinado com o doloroso método de “cutucar com as mãos” nos desenhos e a associação com o submundo japonês, dão à arte da tatuagem yakuza um apelo misterioso.

A história das tatuagens japonesas de gangues Yakuza

A história da Yakuza começa no início do século XVII no Japão. Membros da subclasse japonesa; homens que vendiam bens roubados ou ilegais ou dirigiam salas ilegais de jogos começaram a formar grupos que eles chamavam de ninkyō dantai (organizações de cavaleiros). Muitos desses homens foram presos, onde foram tatuados pelas autoridades para marcá-los como criminosos. Os primeiros membros da Yakuza começaram a incorporar a arte da tatuagem nos costumes e tradições do grupo, aumentando as tatuagens existentes na prisão e criando novas tatuagens como símbolo de status dentro da organização. A arte da tatuagem não era amplamente praticada na região na época por causa da associação entre tatuagens e criminosos japoneses.

Muitas tradições se formaram dentro dos grupos Yakuza durante os próximos séculos, incluindo a modificação corporal. Uma tradição, chamada de yubitsume, é o ato de cortar a ponta do dedo como uma maneira de pedir desculpas à gangue por alguma desobediência. Os membros de gangues também começaram a modificar seus corpos com desenhos de tatuagem em um processo doloroso chamado irezumi (tatuagens cutucadas à mão) como uma maneira de se identificar com outros membros da Yakuza e usar imagens simbólicas em sua pele. Devido ao processo doloroso, uma “roupa” de irezumi para o corpo é uma maneira de um membro da gangue da Yakuza provar sua coragem e determinação. O custo das tatuagens é um símbolo de sucesso – poder pagar e usar essas “roupas” de corpo inteiro de tatuagens de irezumi significa que o membro da Yakuza é bem sucedido em suas atividades comerciais.

Membros da Yakuza mostrando as tatuagem Irezumi. Notem o garoto à direita, o qual as tatuagens ainda estão em progresso.

Irezumi, tatuando a arte da dor

Os artistas de Irezumi começam suas carreiras como aprendizes. Nos primeiros anos, o aprendiz limpa o espaço de trabalho, prepara ferramentas e observa os artistas tatuadores irezumi. É permitido ao aprendiz começar a praticar projetos desenhando-os. Somente quando o aprendiz é um artista competente é que eles podem começar a praticar a arte da tatuagem, geralmente sobre si mesmos. Muitos artistas irezumi levam vidas bastante misteriosas e preferem conquistar novos clientes através do boca a boca, em vez de anunciar seus serviços.

As tatuagens cutucadas à mão, conhecidas como irezumi no Japão, são criadas usando uma “escova” feita de aço ou bambu. O tatuador mergulha as pontas da agulha em tinta e cutuca repetidamente a pele para criar um desenho. Comparado às modernas máquinas de tatuagem de alta velocidade, esse método de fornecer tinta de tatuagem para a pele é notavelmente doloroso e lento. O traje tradicional de tatuagens da Yakuza pode levar décadas para ser concluído, pois o membro da Yakuza só pode aumentar o design quando tiver tempo e dinheiro disponíveis.

“Ternos” de corpo da tatuagem yakuza

Devido à conexão entre criminosos e tatuagens no Japão, os membros da Yakuza tradicionalmente usam suas tatuagens em partes do corpo que podem ser escondidas pelas roupas. As tatuagens da Yakuza geralmente cobrem todo o corpo, desde os tornozelos até os pulsos e a gola, uma colocação de arte corporal que significa que as mãos, pés e rosto podem ser mostrados em público sem revelar a presença da arte corporal por baixo da roupa. Alguns “ternos” de tatuagem da Yakuza têm uma faixa de pele nua escorrendo pelo centro do peito, para que o membro da Yakuza possa desabotoar a camisa sem que as tatuagens sejam vistas.

Tatuagem irezumi com diversos símbolos da cultura japonesa.

A maioria dos desenhos nas tatuagens Yakuza se concentra na mitologia e na história japonesa. Dragões e peixes koi geralmente aparecem nas tatuagens Yakuza como símbolos de riqueza e prosperidade. Os guerreiros samurais representam honra e um código moral, enquanto as gueixas permanecem como símbolos de fertilidade, boa sorte e tradição. Outros desenhos japoneses tradicionais que aparecem nas tatuagens da Yakuza são flores de lótus e flores de cerejeira, tigres e símbolos elementares.

Jean Rocha
Jean Rocha
Designer, desenvolvedor web e cara do marketing, 24 anos, Cajamar - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Estamos disponíveis no WhatsApp