Fazer uma tatuagem é pecado?

A história da tatuagem
17 de fevereiro de 2020
Tatuagem na gravidez pode?
1 de março de 2020
Exibir tudo

Fazer uma tatuagem é pecado?

Essa pergunta polêmica tem sua resposta um tanto quanto inconclusiva, já que depende de para quem você a está fazendo. Alguns cristãos acreditam que é pecado. O versículo da Bíblia a que a maioria dos cristãos se refere é Levítico 19:28, que diz: “Você não fará cortes na sua carne pelos mortos, nem tatuará nenhuma marca em você: eu sou o Senhor”. Contudo, o que muitos deixam de analisar é o contexto dessa frase. Ora, logo antes dela, em Levítico 19:27, temos: “Não façam corte arredondado do cabelo, nem aparem as pontas da barba”.

Quais podem ser as interpretações quanto a fazer uma tatuagem?

De acordo com esses versículos tanto fazer uma tatuagem quanto cortar a barba seriam pecados. Então por que não o são? A resposta é simples: Levítico é um livro destinado aos levitas, a tribo de Aarão, os primeiros sacerdotes judaicos. Além disso, o livro faz parte do Velho Testamento, o qual não é mais considerado como ditador de regras, já que com a vinda de Jesus Cristo, e o Novo Testamento, fez-se novas leis.

A razão da proibição de se fazer tatuagens nesta passagem não é declarada, mas é provável que a tatuagem fosse uma prática pagã relacionada à idolatria e superstição. Portanto, embora os crentes do Novo Testamento não estejam sob a Lei Mosaica, podemos tirar desse comando o princípio de que, se um cristão escolhe fazer uma tatuagem, nunca deve ser por razões supersticiosas ou promover a filosofia do mundo. Isso por que em 1 Coríntios 1:31 diz: “Deus vê o coração, e nossa motivação para qualquer coisa que fazemos deve ser glorificar a Deus”. Portanto, fazer uma tatuagem não é um pecado, por si só. Mas a motivação da mesma não deve ser por algo que desagrade a Deus. Nesse caso, fazer tatuagens para se destacar podem ser um pecado. Mas isso também vale para roupas, maquiagens, tinta de cabelo, colares, relógios e tudo mais.

Moral da história: fazer tatuagem é ou não é pecado?

Por fim, a dúvida ainda pode permanecer no seu coração: fazer uma tatuagem é errado? Acho que isso depende mais de sua convicção pessoal. Ninguém pode te dizer o que fazer com base nas próprias interpretações. Fica entre você e Deus. Contudo, em minha opinião, tatuar nome de parentes, animais, desenhos estéticos ou até mesmo artes religiosas não me parece que vá desagradar a Deus de forma alguma. Deus com certeza se preocupa mais com as atrocidades do mundo do que com coisas desse tipo.

Jean Rocha
Jean Rocha
Designer, desenvolvedor web e cara do marketing, 24 anos, Cajamar - SP.

3 Comments

  1. Ugo Policarpo disse:

    Cada cabeça uma sentença pois varia de religião para qual e devoto ou não,várias religiãoes e várias crenças com Deuses diferentes e até mesmo aqueles q não crê em nada !!👽🙏✍️

  2. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Estamos disponíveis no WhatsApp