Conheça os diferentes estilos de tatuagem

Como escolher qual tipo de tatuagem fazer?
19 de janeiro de 2020
Quais partes do corpo doem mais para fazer tatuagem?
2 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Conheça os diferentes estilos de tatuagem

Tatuagens não são apenas desenhos, são uma arte. E como todo tipo de arte, as tatuagens também possuem estilos de tatuagem.

Separamos aqui os principais estilos de tatuagens para você decidir em qual fazer aquele trampo tão sonhado:

Estilo de tatuagem Old school

O estilo de tatuagem Old school é o estilo clássico das tatuagens: linhas firmes e grossas, poucas cores e desenhos bem século 20. Esse estilo de tatuagem usado pelos antigos marinheiros. Os desenhos são grandes, possuem contornos pretos e grossos. As cores se resumem a poucos tons, como vermelho e verde.

Estilo de tatuagem New school

Facilmente reconhecido, esse estilo de tatuagem tem como principais características os desenhos caricatos, colorido e por vezes 3D, parecendo saltar da pele. O estilo de tatuagem New school se popularizou a partir dos anos 70.

Seus tons caricatos abusam da falta de proporção, dando liberdade ao tatuador de trabalhar com o desenho de forma livre, inclusive utilizando cores fortes de fundo.

Estilo de tatuagem Neo Tradicional

O estilo de tatuagem mais recente da lista. Surgido por volta de 2008 na Europa, o estilo de tatuagem Neo Trad se destaca por ser uma aproximação entre o Old school e o New school. Ele sua os elementos populares do Old School, como águias, âncoras, dançarinas entre outros, mas com as cores vivas e sólidas do New school. Esse é um estilo de tatuagem ainda em ascensão, marcando sua passagem na “pele da vida”.

Estilo de tatuagem Comics

A famosa expressão “você tá parecendo um gibi” nunca foi tão verdadeira quanto antes. O estilo de tatuagem comics abraça os traços dos antigos quadrinhos dos anos 70. Surgiu como uma necessidade dos fãs de HQs se expressarem. Esse estilo de tatuagem está em alta hoje em dia, principalmente por conta de Hollywood.

Estilo de tatuagem Oriental

A cultura e disciplina dos orientais é expressada nesse estilo de tatuagem. Indo desde carpas a gueixas da era meiji, o estilo tem sido muito popular no Brasil nos últimos anos.

Formado por desenhos grandes, cobrindo muitas partes do corpo por inteiro, como braços ou costas, o estilo de tatuagem oriental remete principalmente a cultura japonesa, e todo seu folclore.

Estilo de tatuagem Tribal, Maori e geométrico

Embora diferentes, os estilos de tatuagem  tem traços em comum: predominam com a cor preta, são populares na região do braço, E são muito utilizados para fechar o mesmo.

O estilo de tatuagem tribal traz desenhos no estilo mais clássico possível: o estilo tribal dos antigos.

O estilo de tatuagem maori segue a mesma tendência do tribal, mas é inspirado na cultura maori da Nova Zelândia.

Já o estilo de tatuagem geométrico é o primo moderno dos dois: traz em seus traços muitas formas geométricas.

Estilo de tatuagem Realista

O realismo é um dos estilos de tatuagens que rende mais problemas por aí. Por se tratar de figuras que os olhos humanos estão muito acostumados a ver, fica notável quando o traço do artista não alcança o almejado pelo tatuado.

Porém, sendo bem trabalhado, o estilo de tatuagem realista pode impressionar. Por conta disso, as sessões de tatuagens realistas costumam ser bem longas, para alcançar os traços e tons de cores necessários para o resultado final.

Estilo de tatuagem Sketch

Surgiu a partir de desenhos simples, conhecidos também como sketch, esse estilo de tatuagem está se popularizando muito no Brasil nos últimos anos. Possui traços rápidos, fluídos, e bem definidos, simulando o passar de um lápis no papel.

Estilo de tatuagem Lettering

Letras, frases, palavras. O estilo de tatuagem lettering é basicamente o uso da escrita para criar a arte na pele. Muito popularizado entre a arte de rua, principalmente os fãs de rap, hip-hop, graffiti e afins.

O trabalho empregado nas fontes é extenso, sendo por vezes fontes únicas, e não trazidas do mundo virtual. O estilo de tatuagem lettering vai desde traços finos e fluídos até traços grossos, com sombreamento, volume entre outros.

Estilo de tatuagem Aquarela

Utilizando cores em tom fraco, similar a aquarela dos quadros, esse estilo de tatuagem trabalha predominantemente com linhas finas, coloridas, desenhos delicados e formas livres simulando as gotas de tinta num papel, bem como a passada do pincel no mesmo.

Esse estilo de tatuagem chama atenção pelas cores e formas, simulando a pintura de um quadro, deixando de ser apenas algo estético, e ganhando o campo das obras de arte. Esse tipo de tatuagem tem um complexo método de criação, já que o decalque convencional não funciona com a aquarela, já que a fusão das cores é feita na hora.

E aí, já sabe qual vai ser o estilo da sua próxima?

Jean Rocha
Jean Rocha
Designer, desenvolvedor web e cara do marketing, 24 anos, Cajamar - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Estamos disponíveis no WhatsApp