Conheça a eyeball tattoo, modificação corporal que vem ganhando cada vez mais praticantes

É seguro fazer tatuagem durante o coronavírus?
22 de março de 2020
Tatuagem Old School: um estilo clássico em tendência
15 de novembro de 2020
Exibir tudo

Conheça a eyeball tattoo, modificação corporal que vem ganhando cada vez mais praticantes

A arte da modificação corporal sempre foi um tabu dentro da sociedade. Há aqueles que defendam tais modificações, alegando ser um modo de expressão individual, e há outros desencorajando tais práticas, seja por questões religiosas, sociais ou de saúde.

Uma prática recente, surgida na década passada, por volta de 2007, vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo da modificação corporal. Trata-se da tatuagem de olho, ou eyeball tattoo em inglês.

Uma pessoa com a “tatuagem” de olho.

Criada em Toronto, por Shannon Larratt e Luna Cobra, a técnica consiste em preencher a esclera (parte branca dos olhos) com uma tinta especial. Vale ressaltar que não é a mesma tinta das tatuagens convencionais.

Contudo, essa técnica não é uma considerada exatamente uma tatuagem, e sim uma modificação corporal, como dito anteriormente. A tatuagem nos olhos não possui desenhos, sendo apenas uma infusão de tinta nos olhos.

Luna Cobra estava passando por uma cirurgia de miopia quando se deu conta de um vão na membrana do olho. Assim, teve a ideia de preenchê-lo com tinta. Primeiro, treinou sua técnica com porcos. Assim que se sentiu confiante o suficiente, passou a aplicar o que aprendeu em cobaias humanas. No Brasil, o primeiro registro desse tipo de tatuagem foi no ano de 2012.

Contudo, a eyeball tattoo não é o tipo de modificação corporal mais segura. Diversos problemas podem surgir por conta de seus procedimentos, mesmo se seguidos da forma mais segura possível.

Os perigos da eyeball tattoo

Existem diversos casos de problemas envolvendo essa modificação corporal. Um dos que mais repercutiram na mídia recentemente foi a da polonesa Aleksandra Sadowska, de 25 anos, que em 2016 teve a ideia de aderir a essa modificação.

A princípio, a injeção da tinta nos olhos tinha dado certo. Contudo, após algumas horas, Aleksandra começou a sentir fortes dores nos olhos e ligou para o tatuador responsável. Segundo ela, o tatuador teria dito que se tratava de sintomas normais e que com a aplicação de compressas e analgésicos as dores terminariam.

Porém, o procedimento mal feito acarretou na perca de quase toda a visão da modelo, que atualmente não consegue enxergar nada com seu olho direito, e tem pouca visão com seu esquerdo. Médicos dizem que a garota ainda ficará completamente cega.

Aleksandra Sadowska, completamente cega do olho direito, e com pouca visão no esquerdo.

De acordo com o processo, o tatuador não realizou o procedimento da forma correta, além de utilizar tinta comum para aplicação nos olhos.

E você, o que pensa sobre essa modificação corporal extrema? Teria coragem?

Jean Rocha
Jean Rocha
Designer, desenvolvedor web e cara do marketing, 24 anos, Cajamar - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Estamos disponíveis no WhatsApp